terça-feira, 14 de maio de 2013

COMPOSITORES SERTANEJOS (4)

CARREIRINHO

Adauto Ezequiel (Carreirinho) nasceu em Bofete-SP no dia 15 de outubro de 1921. Filho do Sr. João Batista e da Dona Domitilde Maria Pereira. João Batista plantava café, e tinha criação. Foram três filhos, um menino e duas meninas. Seu João Batista era vizinho de Seu João Tropeiro, violeiro de quem Adauto ficava apreciando o pontear da viola.

Sendo neto de alemães, seu nome seria Adauto Humziker; o escrivão, no entanto, achou Humziker complicado demais e acabou registrando o menino como Adauto Ezequiel. E, dos alemães, Carreirinho só herdou os olhos azuis. De resto, ele era bem brasileiro.
Nunca pegou duro nas lidas da roça. Tendo sido o caçula, era poupado. Mexia com o gado leiteiro, com amansação das potrancas e quando sobrava um tempinho, lá estava o Adauto com a viola no colo, presente que lhe foi dado por seu pai, apesar de muita resistência inicial, já que seu João achava que viola era coisa de vagabundo...
Com 15 anos, mudou-se para Pardinho-SP onde foi pedreiro e ajudou a construir a igreja matriz do lugar, como Carreirinho sempre se orgulhou.
Já na escola, fazia seus versos e tocava a viola. Em 1936, no último ano do curso primário, tocou pela primeira vez em público, apresentando a moda de viola (de sua autoria) "Minha Vida" em sua festa de formatura, pelo que foi bastante aplaudido.
Começou a se apresentar em festinhas e circos de Sorocaba-SP, cantando músicas de Raul Torres. E foi num circo em 1945 que formou a primeira dupla, Adauto e Ferraz, a qual durou um ano.
Em 1946, seguiu para a capital paulista onde formou uma segunda dupla com Piracicaba, adotando o nome de Botucatu, na dupla "Piracicaba e Botucatu". Ficaram juntos durante um ano.
Em seguida Adauto mudou o nome para Pinheiro e juntou-se ao investigador de polícia José Stramandiola, que passou a chamar-se Zé Pinhão, e formaram a nova dupla "Zé Pinhão e Pinheiro". Em junho de 1947, estrearam no programa "Sítio do Bicho de Pé", na Rádio Record de São Paulo.
Stramandiola, no entanto, sendo policial, não encontrava compatibilidade de horário entre o seu emprego e a música. Acabou optando pela polícia. E a dupla "Zé Pinhão e Pinheiro" se desfez naquele mesmo ano.
Em seguida, Adauto formou a nova dupla (e a primeira de grande sucesso) com Lúcio Rodrigues de Souza (nascido em 03 de dezembro de 1923, em Santa Rita do Passa Quatro-SP e falecido em 21 de maio de 1970).
A Rádio Record organizou um concurso para a escolha do nome da dupla. Foram dadas diversas sugestões, tais como "Tupi e Tupã", "Pardinho e Pardal" e "Minguinho e Mingote". Mas o nome escolhido pelo público, que havia votado por carta, foi:
"Zé Carreiro e Carreirinho".

"PATRIOTA" - Sulino & Carreirinho
Composição: Carreirinho

SULINO


Francisco Gottardi (Sulino) nasceu em 10 de abril de 1924 na Fazenda Santa Cecília, comarca de Castilho, próximo à Penápolis/SP, mas foi criado em Três Lagôas/MS. Filho de Vitório Gottardi e Francisca Rosa Gottardi. Uma família de sete irmãos, sendo quatro homens e três mulheres.
Começou a cantar aos sete anos de idade, e em 1942 mudou-se para São Paulo, adotando o nome de Limeira, na dupla Limeira e Limeirinha.
Enquanto isso João Rosante (Marrueiro) nascido em 07 de outubro de 1915, na cidade de Bocaina/SP; atendia por Ninão, e formou o "Trio Saudade" com Nenete e Nininho. Em 1945 Limeira e Ninão se conheceram, mudaram de apelido e formaram o "Trio Campeiro": Sulino, Marrueiro e Castelinho, até 1949, quando Castelinho saiu e a dupla seguiu em frente.
Começaram a gravar na Star, futura Copacabana, em 1949. Depois transferiram-se para a RCA Víctor, onde gravaram de 1954 a 1958, emplacando sucessos como "Mandamentos do Chofer" e "Abismo Cruel". Em 1958 tornaram-se nada menos que a primeira dupla sertaneja a gravar para a recém-fundada Chantecler com "A Volta do Boiadeiro", e em 1952 a dupla foi a primeira a aparecer no Programa "Brasil Caboclo", comandado por Capitão Barduíno, na Rádio Bandeirantes. Sulino destacou-se também como compositor.
Gravaram ao longo de sua carreira 36 discos de 78 rotações e 41 LPs.
Entre os grandes sucessos da dupla, podemos destacar: Morena dos Olhos Pretos, Abismo Cruel, Sete Léguas, Trem de Goiás, Campeão do Pialo, Quatro Caminhos, Pé de Briga, Mandamentos do Chofer, Laço Justiceiro, A Marca do Berrante, A Volta do Boiadeiro, Nelore Valente, corumbá, Pai Sem Coração, entre outros.
A dupla só foi desfeita com a morte de Marrueiro, ocorrida em 18 de abril de 1978.
Sulino deu continuidade à carreira, arranjando outro parceiro - o Amarito, com quem gravou 6 LPs. Gravou também um disco com Carreirinho, contendo sucessos de Sulino e Marrueiro, e Zé Carreiro e Carreirinho.
Sulino além de cantor e compositor, foi diretor e produtor de estúdio e gravações.
Faleceu em 30 de julho de 2005.
CRÉDITOS: Sandra Cristina Peripato

"A VOLTA DO BOIADEIRO" - Sulino & Marrueiro
Composição: Sulino - Marrueiro

PALMEIRA

Diogo Mulero, o Palmeira, nasceu em Agudos-SP em 1918 e faleceu em São Paulo-SP no dia 29/06/1967. O sucesso do "Menino da Porteira" (Teddy Vieira - Luizinho) mostrou-nos o que a cidade de Ouro Fino-MG significa para a Música Caipira Raiz. Nessa cidade mineira, existe também a "Rua Diogo Mulero", que homenageia um dos maiores compositores e cantores brasileiros, que cantou em Dupla com Piraci, Luizinho e Biá. Piraci, por outro lado, também é nome de rua em sua cidade natal, Piracicaba-SP: Rua Miguel Lopes Rodrigues.
Ainda no mesmo ano gravaram um disco 78 RPM juntamente com Tonico e Tinoco que, no Lado A, gravaram "Em Vez de Me Agradecê" (Capitão Furtado - Jayme Martins - Aymoré); e, no Lado B, Palmeira e Piraci gravaram a Moda de Viola "Salada Internacional" (Palmeira - Piraci - Ariowaldo Pires).
Biá (Sebastião Alves da Cunha - o Sabiá - Coromandel-MG, 1927), que até então fazia dupla com Mariano, passou a integrar com Palmeira a dupla "Palmeira e Biá" a partir de 1953. E em 1956, "Palmeira e Biá" gravaram o bolero "Boneca Cobiçada" (Biá - Bolinha), o maior sucesso da dupla com mais de 500 mil cópias vendidas e que se tornou um clássico da MPB, tendo sido regravado inúmeras vezes, por diversos artistas, como por exemplo, Carlos Galhardo. "Boneca Cobiçada" virou filme com o mesmo nome e tornou-se um marco da Música Sertaneja, por incluir novas temáticas, além de novos arranjos e nova instrumentação.
"Palmeira e Biá" ficaram conhecidos como "Os Coronéis da Música Sertaneja".
Palmeira assumiu também o cargo de Diretor Artístico do Setor Sertanejo, na RCA-Victor e, em 1958, foi contratado pela Chantecler como Diretor Geral.
Palmeira continuou compondo e foi creditado a ele o lançamento de vários cantores duplas e trios de sucesso.

Créditos:
 
http://www.boamusicaricardinho.com/comppoet_23.html#palmeira 

  "DISCO VOADOR" - Palmeira & Biá
                     Composição: Palmeira                           

Contato com Marrequinho:
E-mail: marrequinhocompositor@hotmail.com

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário