domingo, 19 de maio de 2013

O CD "MARREQUINHO-UMA VIDA, UMA HISTÓRIA"


Capítulo XLV

O CD “Marrequinho – Uma Vida Uma História”

O Brasil é um país rico em tradições folclóricas nos seus diversos matizes. E esses tão belos costumes eram defendidos e preservados em épocas passadas apenas por aqueles que praticavam essas manifestações por iniciativas próprias e em forma de domínio público. Mas, como o modernismo avança indiscriminadamente sobre tudo e sobre todos de forma assustadora, temia-se que as raízes dessas práticas se perdessem no tempo, e um dia, poderia não haver nada para ser mostrado, ou contado, sobre esses costumes, a menos que se tomasse alguma providência no sentido de se fazer registros, de forma oficial, dessas tradições e manifestações surgidas espontaneamente da alma de um povo. Surgiram muitos grupos independentes que tentaram (E fizeram), as suas expensas, muitos trabalhos em prol da importância da preservação das nossas raízes culturais.
Felizmente, pessoas graúdas, ocupantes de postos de comandos na esfera dos que fazem com que as coisas aconteçam (o poder público), despertaram a sua atenção para aquela gente anônima, mas, determinada, que estava tentando fazer alguma coisa nesse sentido, ou seja, manter viva parte da alma da cultura popular brasileira, na sua beleza natural no que há de mais puro, de mais autêntico nela, e, oficialmente, acharam por bem ampararem aquela intenção que era a de garantir a continuidade das manifestações populares da nossa gente. Foram criadas Leis nas esferas Federal, Estadual e Municipal, especificamente sobre o incentivo da preservação das tradições e da cultura popular do nosso povo. São as Leis de incentivo á cultura. Hoje funciona de maneira efetiva, o apoio oferecido para aqueles que pretendem perpetuar as manifestações artísticas, recentes, inéditas ou não, assim como costumes populares praticados de domínio público no presente ou no passado por amadores ou mesmo por profissionais, no sentido de garantir oficialmente sua preservação para a posteridade.
Por insistência de amigos, de admiradores e de gente da própria área cultural fui convencido a pleitear apoio para um projeto através do qual seria perpetuada parte do meu trabalho de compositor sertanejo, em um CD, complementado com um livro, no qual seria registrado o parecer de gente especializada no assunto, falando sobre o que significou a minha participação na música sertaneja, durante meio século. Meio a contragosto, em 2.003 entrei com o pedido de patrocínio da Lei de incentivo á cultura, junto a Agência Goiana de Cultura, órgão do Governo do Estado de Goiás, que analisa, e dá o seu parecer, através do seu conselho deliberativo sobre a importância, ou não, do que está sendo pleiteado pelo requerente. A AGEPEL era presidida pelo Sr. Nars Nagib Chaul e tinha como diretor de Ação Cultural o maestro José Eduardo Moraes de Siqueira.
Apresentei o projeto. Foi aprovado unanimemente pelos conselheiros da AGEPEL. No CD foram gravadas vinte (20) músicas das quais sou o autor, com parceiros diversos. Algumas dessas músicas eram inéditas. Outras foram feitas regravações com roupagens e interpretações novas, por gente importante do mundo musical sertanejo.

(ADQUIRAM ESTE CD  -  R$ 25 – LIVRE DE FRETE PARA TODO O BRASIL)
Informações pelo E-mail: marrequinhocompositor@hotmail.com


Participaram do disco, os seguintes intérpretes: 
Chico Rey & Paraná                            Zé Mulato & Cassiano                    Di Paullo & Paulino
                                                               


      Máida & Marcelo                           Trio Alto Astral                                           Trio da Vitória 

             Odaés Rosa                                   André & Andrade                      Carlito, Baduy & Nhozinho



               João Rodrigo & Chico Júnior                                  Mozart & Mozair
            (Chico Jr. é meu filho mais velho)

* Encarte do CD.

Os intérpretes do disco se ofereceram como voluntários, e nada receberam pelas suas belíssimas interpretações, a não ser a minha eterna gratidão por aquele gesto nobre, que demonstrou verdadeira amizade para com esse humilde compositor. O livro, que foi apresentado pelo maestro José Eduardo de Morais, com prefácio do escritor Bariani Ortencio, contém alguns dados sobre meu trabalho artístico e algumas "pinceladas" sobre a minha vida pessoal. Continha ainda (o que foi chamado de Fortuna Crítica), comentários de gente do meio artístico e, era complementado com algumas das minhas composições que haviam se destacado no passado. O book, um belo estojo preto, que agasalhava o CD e o livro, ostentava letras grandes, douradas, que diziam: Marrequinho - Uma Vida, Uma História.

O lançamento daquele Projeto foi incluído como uma das atrações das festividades que comemoraram o “VI Canto da Primavera”, em Pirenópolis (GO).

Na noite de 18 de setembro de 2005, no lançamento Oficial do Álbum, todos os intérpretes que participaram da gravação do CD, participaram também (de graça, novamente) da homenagem que me foi prestada pela AGEPEL, e se apresentaram no imenso Palco do Rio, ante uma imensidão de gente, calculada em trinta (30) mil pessoas. Estimativa feita pela Polícia Militar. Foi uma verdadeira apoteose. 
No palco, comigo estavam minha esposa Selma e meus filhos, Chico Júnior (que participou da apresentação ao lado do parceiro, João Rodrigo), Henrique, Pollyanna, Onofre e Aline. A Cinthia, infelizmente não pôde estar presente.

Senti-me recompensado por tudo o que tive que passar na minha conturbada jornada pelos caminhos da arte, ao estar ali onde eu estava recebendo aquela homenagem de tamanha grandeza. Este CD que teve como produtores: Marcelo Voninho e Marrequinho, Posteriormente foi lançado OFICIALMENTE á nível de Brasil, pela gravadora “ATRAÇÃO FONOGRÁFICA” SP.


Contato com Marrequinho:

marrequinhocompositor@hotmail.com

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário