terça-feira, 21 de agosto de 2012

APRESENTADORES SERTANEJOS DE GOIÁS







MARREQUINHO – O MENINO DE CAMPOFORMOSO
Memórias de um artista sertanejo









CAPÍTULO XXIV

APRESENTADORES Sertanejos de Goiás.

Alguns artistas sertanejos goianos ou radicados em Goiás, que não acharam jeito (assim como eu), de extrair da arte os recurso necessários para a sua subsistência como intérpretes, mas não querendo se afastar do meio artístico, optaram por se transformarem em apresentadores, e, lançaram seus próprios programas. Registro aqui, quatro desses casos: BRAZÃO, ADOLFINHO, REIZÃO e o JOÃO VELOSO. Nos três primeiros casos, os programas foram mantidos no ar enquanto seus titulares viveram. E o "Na Beira da Mata", do Veloso (R.B.C.), está no ar até hoje, sendo apresentado pelo seu próprio titular: João Veloso.

De apresentadores que não eram intérpretes, e marcaram época, no rádio goiano quero citar: Jerominho do Sertão (RBC), Fernando Santiago, que veio de Minas Gerais e nos mostrou uma nova forma de apresentar programa sertanejo. Conseguiu um feito inédito, para a época. Lançou um programa na Rádio Clube de Goiânia, (Pioneira em Goiás), do meio dia ao meio dia e meia. Chamava-se "MOMENTO SERTANEJO". Foi muita ousadia do mineiro, mas, também foi um sucesso danado. Pena que após uns dois anos e meio, o Fernando, por motivos pessoais, teve que voltar para a sua terra natal, Ituiutaba (MG).  Saiu do ar, o Momento Sertanejo, mas até hoje, a lembrança daquele programa invade a minha mente e me faz viver momentos de saudade.

Também de Minas Gerais (Uberlândia), veio Moraes César, radialista competente pra caramba que tinha um estilo diferente, cativante, e lançou, na Rádio Anhanguera, os inesquecíveis programas "NOSSA FAZENDA" e "PREFERÊNCIA SERTANEJA" que permaneceram no ar enquanto seu titular viveu. "Nossa Fazenda", já na Brasil Central, após a morte do Moraes continuou sendo apresentado por algum tempo pela esposa do saudoso radialista (Soraya) e pelo competente e dedicado apresentador Amélio Alves.

Os apresentadores: Zé Castro, Clarindo Rodrigues, Faria Neto, Gonçalves Lima, Jeremias (Anápolis), Getúlio de Souza (Rialma) e alguns mais, outros menos recentes, como: Batista Santo, Jason Abrão, Lázaro Santos, Farid Abreu, o atual Campeão (O primeiro Campeão, meu irmão, já é falecido), Eduardo Ferreira, Justino Guedes e Barbosinha indiscutivelmente fazem parte dos que conquistaram o direito de serem chamados de: Patrimônio nosso.

Dizem que santo de casa não faz milagres, não concordo. E explico por que. Existe um radialista, um profissional na verdadeira acepção da palavra, um ícone no segmento de apresentação de programas sertanejos em Goiás, que é também, na realidade, um dos maiores exemplos de responsabilidade, competência, perseverança, ética, amor e dedicação pelo que faz, há mais de meio século. E é goiano (Nova Aurora). Estou me referindo ao CLAUDINO JOSÉ DA SILVEIRA, "O Doutor do Sertão", da Rádio Difusora de Goiânia. Parafraseando o poeta Ubirajara Moreira, eu digo que as imagens verbais são muito pequenas para que com elas eu possa demonstrar a grandeza desse inigualável defensor da verdadeira, da genuína música brasileira (concepção minha), a música sertaneja, através do seu tradicionalíssimo programa: "NO MOURÃO DA PORTEIRA" (Rádio Difusora de Goiânia).
 
Acervo Nelia Maria Bandeira (Goianinha)

Abril/2007
Documentando um encontro raro.

De pé: Dr.Amélio Alves e o Compositor Marrequinho.
Sentados: Claudino Silveira, Goianinha e Jason Abrão.

LEIA OS CAPÍTULOS ANTERIORES DO LIVRO MARREQUINHO – O MENINO DE CAMPO FORMOSO. Memórias de um artista sertanejo

Contato com Marrequinho:

E-mail: marrequinhocompositor@hotmai.com






EDITORA KELPS

Conheça a história da música sertaneja de Goiás. Sua história, seus intérpretes e seus compositores.
Adquira este livro através do site: www.robsonechicojr.com.br/marrequinho
R$35. Livre de frete.
Em Goiânia: R$30 - Pelos telefones 84585052 C/ Chico Jr
Ou: 85718138 – 92154931 - 95373305 C/ Marrequinho





Um comentário:

  1. Marrequinho, boa-noite. Parabéns pelo blog, verdadeira fonte de informações sobre a música de Goiás e de outros rincões também. Uma pergunta: "O que e feito do Jose Castro da R[adio Anahnguera`
    thaismarulina@gmail.com

    ResponderExcluir