quarta-feira, 22 de agosto de 2012

MOZART & MOZAIR

Mozart & Mozair


MOZART - Mozart José da Silva nasceu no dia 05/07/1955 em Coromandel MG. Filho de: Sebastião da Costa e Silva e Izolmira Elias Silva. Em 1969 sua família transferiu-se para Anápolis GO. Mozart estava então com quatorze anos de idade. Nessa época o menino já dedilhava uma viola e cantava de dueto com outros aspirantes a se tornarem artistas profissionais. Mozart, desde cedo demonstrava também, acentuada tendência e facilidade para fazer modas sertanejas. Bom na viola e dono de uma segunda voz excelente. Voz bonita, melodiosa, timbre grave, firme, e canta com uma naturalidade incrível. Mesmo assim o talentoso jovem preferiu não encarar a formação de uma dupla e partiu para o aperfeiçoamento do seu dom de cantar e de compor, buscando maiores conhecimentos sobre a arte, as manhas e detalhes que compõem uma perfeita interpretação.
Munido de muita disposição, grande conhecimento de causa e sólida determinação de vencer, Mozart rumou para São Paulo em 1987, onde se firmou como produtor musical. Desenvolveu importantes trabalhos nessa delicada área do emaranhado de detalhes que vão se juntando até que se chegue ao ponto em que poderá ser realizada a gravação de um disco de boas qualidades técnica e artística. É função de um produtor musical analisar e corrigir o que for necessário, no Conjunto de voz, afinação, dicção, arranjos, instrumental adequado às músicas que formam o repertório do disco e coisas assim. O bom produtor também participa do próximo passo de uma gravação, que consiste na mixagem e na masterização do disco, quando então o produto ficará pronto para ser reproduzido em escala comercial. São detalhes que influenciam enormemente na qualidade técnica de uma gravação, e nisso o Mozart mostrou sua competência produzindo trabalhos reconhecidamente de rara perfeição. Produziu discos da  dupla “Goiano&Paranaense”, foi produtor também de discos de “André e Andrade” dentre outros. Desde 1990, Mozart tem sido o produtor musical e analista de repertório para as gravações da consagrada dupla “Di Paullo & Paulino”.
Paralelamente ao seu trabalho de produtor musical, Mozart continuou a exercitar a mente na área da composição. É inspirado autor de dezenas e dezenas de músicas que foram gravadas por nomes famosos e de reconhecido prestígio perante os apreciadores do gênero sertanejo, em todo o Brasil. Eis algumas de suas composições: “Aprendi a Viver”, com Milionário e Zé Rico. “Bota pra Moer”, com o cantor Daniel. “Lençol Gelado”, com Rio Negro e Solimões. “Saudade Pica Pau”, com o Trio Alto Astral. “Presente de Natal”, com Di Paullo e Paulino. “Começar de Novo”, com Eduardo Costa, e tantas outras, e outras e outras...
Mozart não se descuidou da sua invejável capacidade de interpretação. Nunca ficou longas temporadas sem exercitar a voz, principalmente quando das suas constantes visitas a Goiás, onde ele sempre participava (participa até hoje) das Folias de Reis na cidade de Pirenópolis GO,  em Anápolis e cidades circunvizinhas. E foi cantando nas tradicionais folias que giram anualmente nessas regiões goianas que Mozart conheceu Mozair, com quem formou dupla no ano 2000.


MOZAIR Divino Pedro de Souza nasceu no dia 08/10/42 em Goianápolis GO. Filho de Francisco Bernardes de Souza e Aurélica Bárbara de Souza. Em 1948 a família Souza transferiu-se para a cidade de Anápolis GO, quando Divino, o pequeno futuro cantador de viola tinha seis anos de idade. Desde criança gostava de solfejar umas modinhas. E lá pelos quatorze anos de idade, também já arranhava um violão, arrancando dele alguns acordes musicais. A cidade de Anápolis sempre foi reduto de grande quantidade de valorosos artistas sertanejos, tendo oferecido ao Brasil importantes nomes que dignificaram a música verdadeiramente cabocla. Anápolis, cidade de “Duduca e Saulino” (o mesmo Duduca que viria integrar a famosa dupla Duduca e Dalvan), “Dourado e Marquinho”, “Sereno e Sereninho” (O Sereno, mais tarde passaria a usar o pseudônimo de Zé Venâncio da excelente dupla Zé Venâncio & Tião Mineiro), Anápolis, cidade do “Trio Aliança” de “Alberto & Albano” do baita compositor “Loirinho”, de “Galvão & Galvãozinho” e muitos outros cantadores e versejadores genuinamente sertanejos.
Foi nesse ambiente carregado de inspiração e amor pela arte de interpretar música sertaneja que Divino, o menino nascido em Goianápolis viria passar parte da sua infância e da sua adolescência curtindo a companhia desses nomes de alta relevância para a música sertaneja brasileira. Participante ativo das Folias de Reis que é tradição na região central de Goiás, Divino marcava presença e sempre improvisava dupla com algum outro cantador que estivesse girando na folia, para cantar modas de viola para alguma turma de catireiros que lá estivessem também. Dono de uma primeira voz perfeita, melodiosa, manhosa e sutil, sua presença era (É até hoje) muito requisitada nos tradicionais giros das folias das redondezas de sua cidade e em algumas cidades um pouco mais distantes, como Pirenópolis, Jaraguá e Itaguarí.  Em 1984 Divino recebeu convite para gravar duas músicas em um LP misto lançado pelo selo Viola de Ouro, do Jaci Cardoso. Para esta gravação, Divino adotou o pseudônimo de Sinomiro e com outro cantador principiante formou a dupla “Sinomiro & Sinomar”. Gravaram “CORAÇÃO SOFREDOR” Polca Paraguaia composição de Sinomiro e “SOLIDÃO” Canção Rancheira, também composição de Sinomiro. A Dupla “Sinomiro & Sinomar” acabou dando em nada, mas, foi o primeiro passo de uma longa e vitoriosa jornada artística desse cantador sertanejo que tem na voz e na alma, a sensibilidade, a originalidade e a verdadeira brasilidade musical do autêntico violeiro do sertão. 
Um dos parceiros improvisados com quem o Divino sempre cantava algumas modas era o Mozart, que também era presença obrigatória nas folias que giravam naquelas regiões.
Mozart, experiente produtor musical, segunda voz de alto nível e descobridor de talentos, percebeu o grande valor interpretativo daquele humilde caboclo que fazia primeira voz com tamanha beleza, perfeição e naturalidade, que era de fazer inveja à muitos cantadores profissionais. E, no ano 2000, o convidou para formarem uma dupla. Sinomiro deixou de lado esse apelido, adotou o pseudônimo de Mozair e surgiu no cenário artístico nacional uma das mais perfeitas duplas sertanejas que o Brasil já conheceu: Mozart & Mozair. Daí para o disco foi um pulo. E em seguida, o sucesso, merecidamente.
Presto humilde homenagem a esses dois fabulosos artistas de quem tenho a honra e o privilégio de ser amigo e fã, incondicional. Mozart & Mozair, dois ícones da autêntica música sertaneja brasileira.
  
P.S.) Em 2005 eu os convidei para participarem do CD “Marrequinho – Uma Vida, Uma História”, honrosa homenagem que me foi prestada  pela “Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira” (AGEPEL). Mozart & Mozair, generosamente aceitaram meu convite. Gravaram duas faixas. “Reminiscências”, Composição de Marrequinho – Mozart – Mozair. “Triângulo de Amor”, Composição de Marrequinho – Odaés Rosa. 


MOZART & MOZAIR

Contato para Shows com Mozart & Mozair
(62) 92251613 – (62) 33152281 – (62) 91470420

Doze músicas de Mozart & Mozair. Para ouvir e/ou baixar.



Rancho de tábua by Mozar & Mozair on Grooveshark  Baixar
RANCHO DE TÁBUA
Gino - Alexandre

O jeito do meu bem by Mozar & Mozair on Grooveshark  Baixar
O JEITO DO MEU BEM
Gino

Reminiscências - Mozart e Mozair by Unknown on Grooveshark  Baixar
REMINISCÊNCIAS
Marrequinho - Mozart - Mozair

Fim do mapa by Mozar & Mozair on Grooveshark  Baixar
FIM DO MAPA
Jesus Belmiro - Lourival dos antos

Boca de noite by Mozar & Mozair on Grooveshark  Baixar
BOCA DE NOITE
Zé Mulato

Comitiva babilônia by Mozar & Mozair on Grooveshark  Baixar
COMITIVA BABILÔNIA
Mozart

Triângulo do amor - Mozart e Mozair by Unknown on Grooveshark  Baixar
TRIÂNGULO DE AMOR
Marrequinho - Odaés Rosa

Presente especial by Mozar & Mozair on Grooveshark  Baixar
PRESENTE ESPECIAL
Caetano Erba - Tião do Carro

Canga do tempo by Mozar & Mozair on Grooveshark  Baixar
CANGA DO TEMPO
Zé Fortuna - Paraiso

Rosa branca perfumada by Mozar & Mozair on Grooveshark  Baixar
ROSA BRANCA PERFUMADA
João Mulato - Jesus Belmiro

Os quatro cantos da casa by Mozar & Mozair on Grooveshark  Baixar
OS QUATRO CANTOS DA CASA
Moacir dos Santos - Vicente P. Machado

Romper da aurora by Mozar & Mozair on Grooveshark  Baixar
ROMPER DA AURORA
Carreirinho



DISCOGRAFIA

 
01 - Rancho de Tábua – Gino – Alexandre
02 - Canga do Tempo – José Fortuna – Paraiso
03 – O Machão Chorou – Rossery – Gianetto
04 – Facão do Seu Zé – André – Mozart
05 – Meu Tudo é Você – Gino – Mozart
06 – Marajá Cheiroso – Gino – Mozart
07 – Coração Fuleiro – Zé Mulato – Silvio
08 – Não Dá Pra viver Sem Ela – Gino – Mozart
09 – Viola Minha Viola – Rossery – Belinha
10 – Fim do Mapa – Jesus BelmiroLourival dos Santos
11 – Ninho de Saudade – Mairiporã – Pardinho
12 – Romper da Aurora – Carreirinho
13 – Rosa Branca Perfumada – João Mulato – Jesus Belmiro
14 – Mestre Carreiro – Juraildes da Cruz – Carmo Bernardes
 
01 – Comitiva Babilônia – Mozart
Intérpretes: Mozart & Mozair
02 – O Carro e a Faculdade – Sulino – Zé Fortuna
Intérpretes: Di Paullo & Paulino
03 – O Jeito do Meu Bem – Gino
Intérpretes: Mozart & Mozair
04 – Coração – Prado Jr. – José Rico
Intérpretes: Irmãs Barbosa
05 – Cantiga de Folia – D.R.
Intérpretes: Toninho da Babilônia & Luiz Dário – Mozart & Mozair
06 – Laço da Saudade – Moacir dos Santos – João de Deus
Intérpretes: Mozart & Mozair
07 – Endereço da Felicidade – Marrequinho – Odaés Rosa
Intérpretes: Luiz Dário & Davi
08 – Fogo no Mato – Anderson Clayton – Mário – Mozart
Intérpretes: Mozart & Mozair
09 – Velha Porteira – Hélio Alves – Ziltinho
Intérpretes: Di Paullo & Paulino
10 – A Volta do Boiadeiro – Sulino – Tedy Vieira
Intérpretes: Mozart & Luiz Dário
11 – Ave Mensageira “Paloma Blanca” – Neneco Norton – Versão: Belmonte
Intérpretes: Irmãs Barbosa & Mozart
12 – Boca de Noite – Zé Mulato
Intérpretes: Mozatr & Mozair
13 – Presente Especial – José Caetano Erba – Tião do Carro
Intérpretes: Mozart & Mozair
14 – Carretão de Saudade – Donizete- Bil – Sebastião Ferreira da Silva
Intérpretes: Irmãs Barbosa
15 – Porta Fechada – Moacir dos Santos – Jacozinho
Intérpretes: Mozart & Mozair
16 – Os Quatro Cantos da Casa – Moacir dos Santos – Vicente P. Machado
Intérpretes: Mozart & Mozair
17 – Avião – Ronaldo Adriano
Intérpretes: Mozart & Mozair
18 – Dona Felicidade – Tedy Vieira
Intérpretes: Luiz Dário & Davi


CONTATO COM MOZART & MOZAIR

(62) 92251613 – (62) 33152281 – (62) 91470420


Contato com Marrequinho:

E-mail: marrequinhocompositor@hotmail.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário