segunda-feira, 26 de março de 2012

MARREQUINHO - O MENINO DE CAMPO FORMOSO




   MEMÓRIAS DE UMA ARTISTA SERTANEJO

                                      Capítulo VI

                                 Os pioneiros Goianos
                                (No Rádio e no Disco)

Jorge Batista Ribeiro (Zé Micuim), Henrique César da Veiga Jardim (Tiburtino), o Jujú e o Chico Onça foram os primeiros artistas sertanejos de Goiás que empunharam violas (violões) e "enfrentaram" um microfone de rádio, em Goiânia. Entre eles não havia dupla certa não. Qualquer um cantava com qualquer outro. Isso, na década de 50. Zé Micuim era um idealista extremado. Foi o idealizador da fundação de uma entidade de classe que foi denominada “União dos Artistas Sertanejos de Goiás” (U.A.S.G.). Foi fundada no dia 07/01/58. A primeira, no Brasil (Fui sócio fundador e presidente dessa entidade, por dois mandatos: 1960/1961).
 
MARREQUINHO, sócio fundador da U.A.S.G.


O Tiburtino, que era funcionário graduado dos Correios e Telégrafos, não levou avante suas pretensões artísticas. Jujú e Chico Onça, também não. Zé Micuim foi persistente. Persistente e raçudo. Foi quando chegou á Goiânia, em 1953, um mineiro, de Coromandel, chamado Gerson Coutinho da Silva, usando o pseudônimo de Rouxinol (Pelo menos uns dez violeiros usaram esse apelido). Acontece que o tal Rouxinol, além de ser bom cantador, tinha ótima aparência era muito comunicativo e escrevia versos metrificados e rimados, com extrema facilidade. Zé Micuim não perdeu tempo. Convidou o coromandelense e um sanfoneiro também chamado Zé, para formarem um trio. E assim, surgiu o Trio da Amizade, Zé Micuim, Zé Geraldo e Rouxinol.

Pouco tempo depois, Zé Geraldo cedeu lugar para outro sanfoneiro (também, Zé), o José Ignácio, que adotou o pseudônimo de Goiazinho.



                                                                        GOIAZINHO



O Gerson Coutinho da silva largou mão do tão ‘’batido’’ Rouxinol, e adotou o GOIÁ, em homenagem ao Estado que o acolhera com tanto carinho. E, definiu-se o "TRIO DA AMIZADE”: ZÉ MICUIM, GOIÁ & GOIAZINHO. Foram os primeiros artistas sertanejos de Goiás, que gravaram disco em São Paulo.
                   

TRIO DA AMIZADE
                                           "ZÉ MICUIM, ZÉ GERALDO & ROUXINOL" (GOIÁ)
                                                                  (Primeira Formação)



                                     Depois foi a vez de: BRAZÃO, MARINHEIRO & VANTUIL  



                                                MELRINHO, BELGUINHA & ZINO PRADO

                                   ADOLFINHO & CHITÃOZINHO (Não é o Chitãozinho do Xororó)

                                                                 TRIO DA VITÓRIA 
VENÂNCIO, VENANCINHO & CAMBUÍ
 

Reizão e Zé Rezende, As Goianinhas, Trio Enamorado (Colibri, Ninão & Nhozinho), Sinval & Dalmy, Ely Camargo, Lindomar Castilho e alguns outros artistas goianos, gravaram discos em São Paulo, graças ao prestígio do Bazar Paulistinha (o Bazar do Waldomiro), que teve papel importantíssimo no desenrolar da história da música sertaneja, no Brasil, e, particularmente, na história da música sertaneja de Goiás. E não só da música sertaneja, como se verá nesse meu registro de um alegre recordar, como diria o poeta.

Um comentário:

  1. Registro o pioneirismo destes companheiros de ideal,em forma de homenagem àqueles que, assim como eu, deram muito de si em prol da continuidade e da evolução da música verdadeiramente nossa. A AUTÊNTICA MÚSICA SERTANEJA.

    ResponderExcluir