segunda-feira, 19 de março de 2012

MARREQUINHO - O MENINO DE CAMPO FORMOSO

        MEMÓRIAS DE UM ARTISTA SERTANEJO

   
                Capítulo V            
  A Correspondência 

Todo Francisco, é Chico. Todo Chico, é Chiquinho ou Chicão, dependendo da estrutura óssea e da massa corporal do indivíduo. Eu, desde pequeno, fui chamado de Chiquinho, e, usava esse diminutivo como apelido artístico, também. Por ser fã incondicional de “Tonico e Tinoco”, procurava, sempre que achava jeito, ouvir um programa que eles faziam na Rádio Nacional de São Paulo. A gente ouvia mais estáticas, ruídos e chiados, do que a música que estavam cantando, mas valia a pena. Eu ficava extasiado com aquela interpretação simples, mas tão harmoniosa que eu chegava a sentir um nó na garganta, segurando a vontade de chorar. E como eles agradeciam as cartas que recebiam de ouvintes de todo o Brasil, um dia resolvi também demonstrar o meu respeito e a minha admiração pela dupla. E escrevi a eles, falando que eu cantava músicas do seu repertório, e do sonho de me tornar um dia, um violeiro profissional. Falei ainda de quanto eu era fã, de quanto os admirava, e coisas tais. Assinei embaixo: Francisco Ricardo de Souza (Chiquinho).
Despachei a tal carta e passei a ouvir todos os programas deles a partir daquele dia. Eram feitos se não me engano, segundas, quartas e sextas feiras ás 18.00 h, na esperança de ouvir um registro e um agradecimento da carta do fã, que era eu. Nunca ouvi agradecimento nenhum, através do programa. Ao contrário, fiquei surpreso pra caramba, quando um dia o carteiro entregou, lá em casa, no setor Bonfim uma correspondência endereçada à mim, num envelope timbrado, com um monte de selos e carimbos dos Correios pra toda banda. Quanto orgulho senti, pois o tal envelope tinha o timbre em letras douradas e graúdas, de “TONICO E TINOCO” (A Dupla Coração do Brasil). Tremendo de emoção, abri o envelope, e dentro dele, encontrei uma carta que dizia mais ou menos assim: “Caro Francisco Ricardo de Souza, agradecemos pela sua audiência, mas, queremos adverti-lo de que, o senhor está usando indevidamente a marca ‘’CHIQUINHO’’, que pertence a um irmão nosso e encontra-se devidamente registrada no Departamento de Registros e Patentes, etc.etc.etc. Por isto, o aconselhamos a não mais fazer uso da referida marca. Caso contrário seremos obrigados a tomar as providências cabíveis, conforme a Lei nos permite. Cordialmente, TONICO E TINOCO”. A assinatura estava rubricada. Aquilo me deixou atordoado. Eu não entendi aquela reação agressiva, e, os meus ídolos não entenderam a humilde intenção de demonstrar minha admiração por eles.
Assim, foi o meu primeiro contato com o profissionalismo do mundo da música. Foi preciso que o meu irmão, o Campeão, me explicasse, tintim por tintim, o que significava aquela “nervosia’’ que a minha humilde cartinha tinha provocado.
 Muitos e muitos anos mais tarde, eu os conheci pessoalmente, sentindo ainda por eles um grande respeito e a mesma admiração que sempre senti. Meu nome já circulava entre os “graúdos” daquela época e, meu contato com todos eles era de igual para igual. Certo dia estava eu em uma Gravadora (Continental), em São Paulo, aguardando a liberação de alguns trocados advindos de Direitos Autorais, quando lá chegou um dos meus ídolos, o Tonico, que havia ido lá com o mesmo intuito que eu. Depois de nos cumprimentarmos cordialmente, enquanto aguardávamos atendimento começamos a conversar sobre banalidades, para passar o tempo. Então me lembrei do episódio da tal carta e, em tom jocoso lhe fiz um breve relato do acontecido. Ele, gentilmente me pediu desculpas, transferiu a “culpa” do acontecimento para o secretário da dupla, que era quem cuidava da correspondência, e que por coincidência era o próprio irmão deles, o Chiquinho. Aí foi que eu entendi tudo. E nós dois, eu e um ícone da música sertaneja do Brasil, Tonico (Tonico & Tinoco), rimos a beça do acontecimento.
Quanto ao Chiquinho, com nome patenteado e tudo nunca conseguiu fazer seu nome brilhar como brilharam, brilham e brilharão sempre os nomes dos seus famosos irmãos Tonico & Tinoco
                        






Nenhum comentário:

Postar um comentário