segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

VONINHO - SANFONA LASCADA



                             VONINHO

Voninho. Natural de Jataí – GO, começou tocar sanfona aos 12 anos de idade animando bailes na roça, em Rio Verde – GO e demais cidades do sudoeste goiano.

Em 1963 conheceu os irmãos Orlando e Orenci, e formaram o Trio Maurico, Maurozinho e Voninho "OS FILHOS DE GOIÁS". Em 1966 gravaram o 1º compacto pela Gravadora: Mexicano Discos. No ano seguinte veio o 2º compacto pela Califórnia Discos, que teve uma boa aceitação no mercado resultando a gravação de mais um compacto e cinco Lps pela mesma gravadora.
Em 1970 foram contratados pela gravadora Continental, onde gravaram sete Lps. O maior sucesso foi em 1973 com a música "Amor Distante", que na época atingiu em vendas mais de 100 mil cópias, recebendo o 1º disco de ouro.
Em 1975 Voninho se separou dos “Filhos de Goiás” e formou parceria com a dupla "Carlito & Baduy", ficaram conhecidos como "Os Reis do Batidão", “CARLITO, BADUY & VONINHO”. Em 1976 gravaram o 1º disco também pela Continental. O grande sucesso foi a música "Mulher Sempre Mulher", que resultou em um disco de ouro ao Trio. Em seguida gravaram mais cinco Lps pela mesma gravadora. Eram muito solicitados para shows pelo interior do país. Apresentavam-se em circos e além da parte musical, levavam uma peça teatral no estilo Bang Bang chamada "Os três homens maus".


De 1979 a 1983 trabalhou ao lado das cantoras goianas Ana Lúcia e Luciana sendo as "IRMÃS FREITAS & VONINHO". Nesse período gravaram quatro Lps pela Continental e receberam dois discos de ouro. O maior sucesso foi a música "Me Leva". Em 1982 eram um dos artistas de maior expressão da música sertaneja brasileira, realizando uma turnê com mais de 180 shows.

 

Com a separação do trio, decidiu apostar novamente no talento de vozes femininas. Em 1984 formou uma nova parceria com Leidiane & Kátia Mara, as "IRMÃS RODRIGUES & VONINHO". Gravaram dois Lps pela Continental, tendo se destacado a música "Voltei pra ficar".


 



Em 1988 formou o seu 5º trio com a dupla Aurélio & Arthur "OS FEDERAIS & VONINHO". Gravaram dois Lps, tendo sido destaque a música "Distante de Quem Amo".





Durante esse período de tantas formações de grupos, também edificou sua carreira como solista e gravou 21 discos ( Instrumental ). Um dos seus maiores sucessos foi a musica DOIS PRÁ LÁ, DOIS PRÁ CÁ do disco intitulado "Rei da Sanfona" lançado em 1980 pela Gravadora Danúbio.
Foi o 1º sanfoneiro a ganhar disco de ouro no Brasil, em 1981 com álbum SANFONA LASCADA.


Voninho participou de programas em rádios de grande expressão daquela época como: “EDGARD DE SOUZA” na Rádio Nacional de São Paulo, “Linha Sertaneja Classe A” nas Rádios Record e Capital de São Paulo que eram apresentados por "José Russo" e pelo maior fenômeno do radio brasileiro “ZÉ BETTIO”.
Após muitos anos de luta, alegrias e tristezas, partiu para uma carreira solo vivendo outra fase de sua vida, fazendo bailes nas regiões centro-oeste e sudeste do País, não com o mesmo glamour de antes, mas,  com a mesma dignidade, responsabilidade e otimismo de sempre, sobrevivendo do nome que havia construído ao longo do tempo. Foi quando começou a investir na carreira de seus filhos “MÁIDA & MARCELO”. Algum tempo depois, ambos trilharam caminhos diferentes, mas sempre com o mesmo objetivo: conseguir estabelecer um espaço no cenário artístico. Isso acabou acontecendo e pra alegria de Voninho e de sua esposa D. Terezina, os dois irmãos mais tarde formaram dupla. 


Em 1997, Voninho mudou-se com a família para Uberlândia – MG, aonde recebeu convite dos cantores "Creone & Barrerito" (ex-componentes do Trio Parada Dura) pra formarem o “TRIO ALTO ASTRAL” Creone, Barrerito & Voninho. Com essa formação foram contratados pela Gravadora: RGE. Em 1998 lançaram seu 1º CD e em seguida houve a grande perda do cantor "Barrerito". Com isto o trio veio a se desfazer.

  

Voninho seguiu sua carreira solo novamente tendo em sua banda músicos e vocalistas. E alguns deles eram Divininho e Zildomar. Com alguns shows, foi admirando cada vez mais o talento dos dois e os chamou para uma parceria mais forte. Em 1999 nasceu a nova formação do “TRIO ALTO ASTRAL” com Rio Preto, Ribeirão & Voninho que perdurou por nove anos. Gravaram seis CD`s e um DVD tendo como maior sucesso a música "Saudade-Pica-Pau".
O trio se desfez com a morte de Voninho no dia 23 de Abril de 2008 na cidade de Goiânia – GO, vítima de dengue hemorrágica.

Aos 68 anos de idade, encerrou uma carreira profissional de 42 anos com mais de 50 discos gravados.
VONINHO deixou seu nome escrito no grande livro da história da música sertaneja do Brasil.
                                             Máida - VONINHO - Marcelo - D. Terezina


As imagens deste vídeo, feitas via celular registraram a última participação musical do Voninho poucos dias antes da sua morte, quando visitando amigos (Zélia Bueno e Jerônimo), de maneira informal acompanhou uma dupla improvisada formada pelo seu filho Marcelo Voninho e a Goianinha, num clássico da música sertaneja "Amor Distante", música gravada no passado pelos "Os Filhos de Goiás & Voninho".

Dados informativos extraídos do Site de “MÁIDA E MARCELO”

Contato com Marrequinho:
E-mails: marrequinhocompositor@hotmail.com
             compositormarrequinho@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário