quarta-feira, 4 de julho de 2012

"MINHA MUSA INSPIRADORA" - CAPÍTULO XX














MARREQUINHO – O MENINO DE CAMPO FORMOSO
MEMÓRIAS DE UM ARTISTA SERTANEJO


Minha Musa Inspiradora  
                                                   
                                                                     CAPÍTULO XX

                                                                            
                                                                                              
                                                                   
Diz a tradição, que todo poeta tem uma musa inspiradora por quem nutre um grande amor, uma avassaladora paixão. Acredito que em alguns casos, essa musa seja apenas uma fantasia. Só existe no pensamento do seu idealizador, que na sua carência de afeto abriga em sua mente, a imagem da companheira ideal, virtuosa, linda, meiga, sensual, humilde, desprovida de qualquer traço de egoísmo e de arrogância. Enfim, uma mulher deusa, que qualquer homem gostaria de conhecer, de amar e de ser amado por ela. Na verdade, quando mais jovem, alimentei inumeráveis fantasias. Musas fictícias fizeram parte da minha mente em algumas etapas da minha jornada artística. Ao longo da minha vida convivi com muitas mulheres, dentre as quais por diversas vezes pensei ter vislumbrado o perfil de quem poderia ser a mulher perfeita, para se tornar a "minha" musa. Mas, elas acabavam demonstrando que tinham apenas beleza física. Não possuíam virtude alguma, eram mulheres comuns, algumas delas eram até mesmo vulgares. Mas, o que eu considerava ser impossível, o destino me mostrou que era possível. Casualmente conheci o Anjo-mulher, a virtuosa e bela criatura que viria a se tornar real e definitivamente a minha musa inspiradora. Na época ela se recuperava de fortes abalos emocionais sofridos no âmbito familiar.  Mulher maravilhosa, de extrema sensibilidade, tão meiga, tão delicada, tão pura e tão linda, que, falando de maneira figurada era parecida com uma gota de orvalho numa pétala de rosa. Surgiu de mansinho, em minha vida. Eu estava tentando me manter de pé ante os "baques" sofridos com os resultados de um complicado romance desfeito. Mesmo assim, ao conhecer aquela criaturinha tão delicada que me pareceu estar tão necessitada de compreensão e de carinho deixei de lado minhas contrariedades amorosas, e, de maneira espontânea e sem qualquer intenção que não fosse a de confortar alguém que sofria lhe ofereci meu ombro amigo para que ela se apoiasse (moralmente), enquanto ela, deixando de lado suas próprias mágoas pessoais, generosamente estendeu-me as mãos, com a única intenção de guiar-me para longe dos meus distúrbios psicológicos. Assim, descobrimos que tínhamos muitas afinidades, comungávamos os mesmos ideais e sonhávamos os mesmos sonhos. Mas, infelizmente eram somente sonhos, que nunca se tornariam reais. Porque o destino havia traçado caminhos diferentes, para nós.
                                              **
 
Na verdade, aquela mulher deusa não foi apenas a minha musa inspiradora. Admito que ela tenha significado muito mais do que isso, para mim. Confesso que eu a amei muito. Porém, de maneira platônica, com um amor nunca totalmente declarado, a não ser através dos muitos versos que escrevi pensando nela. Ela também me amou, eu sei. Mas, da mesma forma que eu a amei. Sem contatos físicos, sem declarações e também sem alimentar qualquer esperança de que a vida permitiria que pertencêssemos um ao outro, algum dia. Ela se contentava em saber que eu a considerava a minha musa inspiradora. Eu me satisfazia, em saber que ela me considerava, o seu poeta. Nossos passos nos levaram para diferentes direções e nos fizeram caminhar por tortuosos caminhos, mesmo assim nunca houve um adeus definitivo entre nós. E nunca nos afastamos totalmente um do outro. Encontramo-nos, nos olhamos, e nos calamos. Porque existem momentos em que o silêncio tem mais força de expressão do que milhões de palavras. Temos almas gêmeas, que sente falta, uma da outra. Por isso, se procuram se encontram se comunicam se entendem e se completam. Após algum tempo ela se vai, novamente. E, eu aguardo confiante, com a certeza de que qualquer dia ela virá procurar-me, outra vez, para amenizar a saudade provocada pelo inexplicável emaranhado de sentimentos existentes entre nós dois. Nossos corpos, nunca se uniram, mas, nossas almas se entrelaçaram, e, nunca se separaram. Aquela criatura querida, ainda é e será sempre, a minha musa inspiradora, e eu sei que ainda sou e serei sempre, o seu poeta.

     
   *    Ilustração: bico de pena – rosto de mulher -  by fernandomerlo
      **  Ilustração: bico de pena – rosto de mulher -  Design gráfico

                                             
                              LEIA OS CAPÍTULOS ANTERIORES NESTE BLOG.

"...OS VERSOS QUE EU ESCREVO / SÃO PROPRIEDADES DELA / POIS SÓ TENHO INSPIRAÇÃO / QUANDO ESTOU PENSANDO NELA..."

    
Gota de Orvalho by Creone & Barreirito on Grooveshark
   GOTA DE ORVALHO
   Creone & Barrerito
   Marrequinho -Ubirajara Moreira


Noiva triste by Creone e Barrerito on Grooveshark
NOIVA TRISTE
Creone & Barrerito
Marrequinho - Creone - Barrerito

 O Pranto da Noiva by Os Filhos de Conquista on Grooveshark 
O PRANTO DA NOIVA
Os Filhos de Conquista
Marrequinho - Loirinho

Alma Vencida by Creone & Barreirito on Grooveshark
ALMA VENCIDA
Creone & Barrerito
Marrequinho

Triângulo do amor - Mozart e Mozair by Unknown on Grooveshark
TRIÂNGULO DE AMOR
Mozart & Mozair
Marrequinho - Odaés Rosa

O Poeta Vai Embora by Fleury Rodrigues - Em Duas Vozes on Grooveshark
O POETA VAI EMBORA
Fleury Rodrigues - Em Duas Vozes
Marrequinho - Fleury Rodrigues 

JULGAMENTO DE AMOR by Artista Desconhecido on Grooveshark
JULGAMENTO DE AMOR
Creone & Barreirito
Marrequinho - Fernandito 



CONTATO COM MARREQUINHO:

E-mail:           Marrequinhocompositor@hotmail.com




PALCOMP3:        http://palcomp3.com/marrequinho/

TWITTER:           https://twitter.com/#!/Marrequinho1

2 comentários:

  1. Marrequinho não sei se conheceu o Barrerito, se sim, escreva algo sobre ele aí. Barrerito pessoa e Barrerito artista.

    ResponderExcluir
  2. Realmente a poesia é deflagrada no poeta/poetisa por sua musa/"muso", motivo inspirador, causador, que causa a dor e alegria de descrever os sentimentos e justificar nossa sensibilidade. Muitas vezes correspondido, outras tantas platônico, outras imaginado. Mas sem dúvida, há que existir sempre um motivo alimentado e desejado por quem necessita cantar os sentimentos. Seu texto é comum a todos os poetas. Expressivo!

    ResponderExcluir