segunda-feira, 9 de abril de 2012

MARREQUINHO - O MENINO DE CAMPO FORMOSO - CAPÍTULO VIII

                   MEMÓRIAS DE UM ARTISTA SERTANEJO


                                        Capítulo VIII
                                            O Disco de Acetato 

                                                            
A dupla “Brazão e Braizito” durou apenas três meses. É que o Brazão tinha a mania de testar as duplas que ele formava, gravando um disco de acetato. A Rádio Difusora de Goiânia, possuía uma ‘’máquina’’, que possibilitava isso. Acetato é um disco de alumínio (eu acho), no qual o som é gravado diretamente no disco, através de sulcos feitos pela agulha magnetizada, do aparelho gravador. A abertura dos sulcos, produzia uma bucha de finíssimos fios, que nós chamávamos de bucha de aço. O Brazão gravava, escutava depois, e, se a cantiga do parceiro o agradasse, a dupla continuava a existir, se não o agradasse, estava desfeita. Eu fui demitido da nossa parceria, ao terminar a gravação do tal acetato. Foi o seguinte: Gravamos uma moda dele, muito ‘’esquisita’’que tinha um refrão que dizia assim: ‘’Quem canta de graça é galo e nós não somos galo não, nós não somos galo não’’. A coisa correu bem, até gravarmos o último verso, quando o Brazão fazia um pequeno arranjo, na viola (que ele tocava ruim demais), então terminava. Aí, quando ele começou a fazer o tal arranjo final, eu, entusiasmado sem quantia, demonstrando imaturidade, ou burrice mesmo, lasquei uma ‘’intera’’ na moda, e falei, na gravação: ‘’E nem galinha, né, Brazão!?’’ Foi o final de tudo. Da gravação no acetato e da dupla Brazão e Braizito. Ele pagou a gravação, mas, nem quis levar o disco. Eu o levei depois. Quem fez a gravação foi o Besinho, técnico da Rádio Difusora, que riu a beça, do acontecido.
O Brazão, após testar mais alguns parceiros, formou o trio "Os Sertanejos da Cidade – Brazão, Brazãozinho e Rezendinho"

Acervo: Amadeu Emídio de Paula (Belguinha)
                                                    
                                          BRAZÃO, BRAZÃOZINHO E REZENDINHO
                                                      (Os Sertanejos da Cidade)

O Rezendinho, algum tempo depois foi substituído, e formou-se o trio "Brazão, Brazãozinho e Loló" que gravou um LP na gravadora Philips. O LP recebeu o título de Minha Cruz, composição do Caetano Somma. O Brazão não chegou a ouvir a gravação. Faleceu dias antes do lançamento do disco.



Leia os Capítulos anteriores do livro: “MARREQUINHO – O MENINO DE CAMPO FORMOSO” – Memórias de um artista sertanejo.

                                                                 MARREQUINHO

Contato com Marequinho:

 E-mail:              marrequinhocompositor@hotmail.com 

Clique nos LINKS abaixo e acesse minhas páginas:

Facebook           http://www.facebook.com/franciscoricardomarrequinho       


Twitter               https://twitter.com/#!/Marrequinho1


PalcoMP3          http://palcomp3.com/marrequinho/#
























5 comentários:

  1. Meu amigo Marrequinho, o senhor saberia me informar se Brazãozinho chegou a formar dupla Tião Carreiro no ano de 1964 após a morte do Brazão? Ví essa informação aqui na net, mais tenho dúvidas se é verdade. Um abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson, que eu saiba o Brazãozinho nunca formou dupla com o Tião. Na época a que você se refere, ele formava um trio com: PALMITO, BRAZÃOZINHO & NARDELI, tendo gravado uns dois ou três 78 R.P.M.e mantinha programas na Rádio Tupy. Depois fez dupla com o Garoa, da dupla Sereno & Garoa, que passou a usar o nome de Brazão, formando a dupla Brazão & Brazãozinho. O Brazãozinho, que se chama Walter Rabelo, atualmente mora em Cuiabá - MT

      Excluir
  2. Veja esses links:

    http://www.boamusicaricardinho.com/brasaoebrasaozinho_94.html

    http://www.recantocaipira.com.br/tiao_carreiro_fotos.html

    No link de cima foi aonde eu lí que o Brazãozinho formou dupla com Tião Carreiro durante 11 meses e no lik debaixo (recanto caipira) tem uma foto de Tião Carreiro e Brasãozinho juntos em 1965 inclusive usando roupas iguais, veja lá. Pode ser que eles tenham formado dupla sim, o senhor tem contato com o Brazãozinho para perguntar a ele se realmente formou dupla o Tião mesmo e tirar nossa dúvida? Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Anderson, você está certo, amigo. Realmente o Brazãozinho formou dupla com o Tião, por uns dez ou onze meses em 1965 para cumprir compromissos de Shows que o Tião tinha agendado.Mas, não gravaram disco, juntos. Ao final desse tempo recompôs-se a dupla Tião Carreiro & Pardinho. Você acompanha a história da nossa música e dos nossos intérpretes, com muito carinho. Obrigado pelas visitas que você faz ao meu Blog. Continue acessando. Vem coisas interessantes por aí. Ah! o Brazãozinho com o (garoa) Brazão já gravou música minha: "Três Noites", Marrequinho e Ubirajara Moreira.

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo Marrequinho, o senhor precisando de qualquer coisa é só entar em contato comigo pelo meu e-mail: andersonsilvadeavila@gmail.com . Eu sou colecionador De LPs e 78 RPM SÓ DE MÚSICA CAIPIRA, tenho muitos discos raros aqui em minha casa, por exemplo: Barrinha e Brazãozinho gravado em 1967 na Continental, o 1º disco 78 RPM de música sertaneja gravado por Cornélio Pires em 1929, enfim tenho muitos discos raros e o senhor precisando de qualquer informação ou outra coisa que eu suber, lhe ajudarei com certeza! Um abraço!!!

    ResponderExcluir