sábado, 7 de abril de 2012

"SHOW SERTANEJO" - LP GRAVADO EM GOIÁS EM 1962



           


Fotos (Slides) de Bariani Ortencio

             BARIANI ORTENCIO E O HISTÓRICO LP “SHOW SERTANEJO”
           Primeira gravação comercial-profissional feita fora do eixo São Paulo - Rio de Janeiro

Resposta de informações que solicitei ao escritor e folclorista Bariani Ortencio:



  • Re: Informação sobre LP "Show Sertanejo"‏

01:19
Para Marrequinho Compositor
"Prezado e querido amigo Chico-Marrequinho. Boa noite. A gravação do LP foi realizada na Rádio São Francisco, a única, à época, com capacidade de gravar um LP comercial. O diretor artístico, acho que foi o Teddy Vieira, consentiu que se fizesse a gravação por aqui, conquanto que tivesse qualidade, na impossibilidade de levar à São  Paulo tantas duplas. Portanto o LP que você gravou em Aanápolis foi a primeira gravação comercial-profissional fora do eixo Rio-São Paulo.
O LP está  colocado em um quadro aqui no "Instituto Cultural e Educacional Bariani Ortencio", juntamente com o LP  da Ely Camargo e o Show de Vozes, com os cantores populares da época, como o Josaphat Nascimento, a Aparecida Amorim e outros".


                                                       POSTAGEM
Na época em que as gravações musicais eram feitas em disco vinil, o eixo São Paulo - Rio de Janeiro formavam o polo industriai de gravação e prensagem de discos. Os artistas de outras regiões do Brasil tinham que se deslocar até lá, para fazer suas gravações. Em São Paulo e no Rio estavam os Estúdios, as Prensas e o pessoal especializado na área técnica, assim como instrumentistas capacitados para o acompanhamento de qualquer estilo musical que fosse ser gravado.
RCA VICTOR, CHANTECLER, CONTINENTAL, MOCAMBO, PHILIPS, ODEON, CALIFÓRNIA e COPACABANA, eram as gravadoras que mais lançavam discos gravados por artistas sertanejos. Algumas destas Empesas, criaram sub selos, destinados exclusivamente à este segmento musical. A RCA Victor tinha o sub selo RCA Candem, a Continental tinha o sub selo Caboclo, a Copacabana, sub selo Sabiá, a Chantecler, sub selo Rosicler etc. Mas, para os selos principais ou nos sub selos, as gravações eram feitas sempre lá, São Paulo ou Rio de Janeiro, pelos motivos anteriormente expostos.


No início do ano de 1962, o Waldomiro Bariani Ortencio dono do “Bazar Paulistinha” (O Bazar do Waldomiro) na época a maior discoteca do Brasil Central (está em funcionamento até hoje) recebeu da Chantecler uma proposta para reunir uns seis ou sete conjuntos formados por Duplas, Duos e Trios sertanejos goianos para  gravar um LP misto, que assim daria chance para mais gente, de uma só vez e ainda poderia ser analisada a potencialidade comercial de cada um dos conjuntos participantes, à quem seriam dadas oportunidades futuras. O Waldomiro Bariani (Que nessa época era meu patão) achou a ideia interessante, mas, alegou que seria de alto custo levar uns vinte intérpretes à SP para que a gravação fosse feita. O Teddy Vieira, Diretor Artístico da gravadora lhe propôs então: “Se em Goiânia tiver um estúdio que dê qualidade no mínimo razoável, faça a gravação aí. Mande-me a fita que faremos aqui, as correções necessárias, assim como nivelamento de volume, mixagem, corte das faixas, a prensagem dos discos e a impressão das capas para os mesmos. Inclua fotos individuais dos conjuntos participantes que aqui faremos também a “arte” da capa”. Bariani colheu informações e chegou à conclusão de que o único Estúdio que poderia oferecer um mínimo de qualidade de gravação seria o da Rádio São Francisco, de Anápolis (GO). Entrou em contato com a direção daquela emissora e negociou a locação do estúdio para a complicada gravação. Bariani foi o Diretor Executivo do disco, é claro. Nomeou o veterano Zé Micuim como Diretor Artístico e delegou a mim (Ele era meu patrão, uai) a honrosa, mas, desgastante missão de ser o Coordenador Geral, do Projeto. Depois de analisar o plantel disponível, o chefe Bariani determinou que os futuros Astros Sertanejos fossem os seguintes: MELRINHO, BELGUINHA & ZINO PRADO / SINVAL & DALMY / REIZÃO, ZÉ REZENDE & ZANELITO / ADOLFINHO & URSO NEGRO / FERREIRA, TIANINHA & MARIZA / DUO BRASÍLIA / CORREINHA, NUVEM NEGRA & LOLÓ. Eu, Marrequinho, também entrei na dança. Toquei violão, fiz a embaixada e também terceira voz baixa, na Folia “Senhora do Rosário”, de autoria do Bariani Ortencio. 
Gravar aqui, aquele disco, foi uma verdadeira façanha. O estúdio estava instalado em uma pequena sala e, acreditem ou não, tinha um único microfone pendurado do teto, ou seja: possuía um único canal de gravação para captar as vozes dos intérpretes e os sons dos diversos instrumentos de acompanhamento, tudo ao mesmo tempo. Foi uma quase loucura. Também foi divertido pra caramba. E demorado também. Cada vez que qualquer um de nós cometia um pequeno erro, tudo tinha que ser recomeçado do zero.
Durante um mês a rotina era sempre a mesma. Todo santo dia. Eu, Marrequinho, que acumulava as funções de chefe de escritório do Bazar Paulistinha, secretário particular do Waldomiro e motorista da Empresa, agora era também responsável pela coordenação da gravação do LP “Show Sertanejo”.  Durante um mês, todo dia de manhã, com duas duplas ou trios seguia para Anápolis na Kombi da Empresa para a quase impossível missão de gravar um disco LP. Foi um feito inédito. O primeiro (acho que foi o único) LP gravado fora do eixo São Paulo/Rio, isso graças ao prestígio do Bariani Ortencio. Mas, no final, todo mundo ficou satisfeito com o resultado obtido com a gravação do tal LP.
 O Waldomiro concretizou seu intento de gravar um bando de artistas goianos, junto, num mesmo LP. Os intérpretes do disco ficaram satisfeitos por terem recebido apoio na intenção de se tornarem artistas profissionais “da viola”.
 A Chantecler lançou o disco no seu sub selo “Rosicler”, com pouca despesa e com a certeza de que o LP teria uma ótima vendagem (e teve) já que o “mandante” da gravação foi o dono do Bazar Paulistinha (A Maior Discoteca do Brasil Central) que obrigatóriamente teria que garantir uma boa vendagem do produto. E garantiu.
Eu me senti orgulhoso por ter merecido a confiança do patrão, que me escolheu para coordenar aquele projeto pioneiro. Mas, que deu trabalho, deu.
Para os apreciadores do gênero sertanejo, para os historiadores e pesquisadores da nossa música e da discografia sertaneja, do Brasil, deixo aqui este valioso registro. Eis aqui, 11 videos com músicas daquele histórico LP para quem se sentir interessado em ouvi-las. Um presente que ofereço aos visitantes do Blog do Marrequinho.


                                             “SHOW SERTANEJO”


https://www.youtube.com/watch?v=b2TDSWOPu3s
Despedindo de Goiânia
SINVAL & DALMY
Composição: Zé Micuim - Sinval - Dalmy

https://www.youtube.com/watch?v=aOSatzqfVvc
Voa Pavão
MELRINHO, BELGUINHA & ZINO PRADO
Composição: Melrinho - Belguinha


https://www.youtube.com/watch?v=ZXNBKuE367U
Moça Resolvida
DUO BRASÍLIA - (Wilma & Nêga) 2ª formação
Composição: Zé Micuim - Ubirajara Moreira


https://www.youtube.com/watch?v=EY7MccPIqdg
Recanto de Saudade
ADOLFINHO & URSO NEGRO
Composição: Adolfinho


https://www.youtube.com/watch?v=140ihBDPfn0
Jamais Te Esquecerei
REIZÃO, ZÉ REZENDE & ZANCANELI
Composição: Marrequinho - Reizão


https://www.youtube.com/watch?v=X-OSvLIBDnI
Triste Destino
FERREIRA, TIANINHA & MARIZA
Composição: Marrequinho - Ubirajara Moreira


https://www.youtube.com/watch?v=b7OOVOZ301U
Quisera Enchugar-lhe o Pranto
NUVEM NEGRA, CORREINHA & LOLÓ
Composição: Palmito


https://www.youtube.com/watch?v=6h8Awwt2Yeg
Senhora do Rosário
MELRINHO, BELGUINHA & MARREQUINHO
Composição: Bariani Ortencio


https://www.youtube.com/watch?v=HzATHNx80_w
Noite de Chuva
SINVAL & DALMY
Composição: Marrequinho - Ubirajara Moreira


https://www.youtube.com/watch?v=u5ykKT9-rx4
Bebendo Até o Fim
REIZÃO, ZÉ REZENDE & ZANCANELI
Composição: Reizão - Zé Rezende


https://www.youtube.com/watch?v=5KF-FY1REMQ
Voltarás
DUO BRASÍLIA (Wilma & Nêga) 2ª formação
Composição: Juracy Bretas - Goianinho


Contato com Marrequinho:
E-mail: marrequinhocompositor@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário