terça-feira, 6 de dezembro de 2011

BANDEIRINHA & GOIANINHA / BANDEIRINHA & BANDEIRITO / GOIANINHA & CREONE


Ivonilto Alves Bandeira e Nélia Maria Bandeira são os nomes verdadeiros de “BANDEIRINHA & GOIANINHA”,

BANDEIRINHA E GOIANINHA” gravaram pela gravadora CALIFÓRNIA, três álbuns. Sendo: um compacto duplo (quatro músicas) e dois Lps (Vinil) contendo doze músicas cada um. Em 1973 a dupla foi desfeita. A Goianinha casou-se e se afastou do meio artístico.

DISCOGRAFIA

 .Primeira gravação de "Bandeirinha & Goianinha"
  Compacto duplo ( 4 músicas)

01- Nosso Destino - (?)
02- Lábios Virgens - (?)
03- Minha Confissão - (?)
04- Garoto Herói (?)
                                      
Primeiro LP (Vinil) gravado por Bandeirinha & Goianinha

01- Rosinha -  (Bandeirinha - Goianinha)
02- Nosso Amor Não Morreu (?)
03- Princesa do Tocantins (Geny Linhares)
04- Voa Pavão - (Melrinho - Belguinha)
05- Aventuras e Carinhos (?)
06- Sonho de Criança - (Bandeirinha e Goianinha_
07- Sanfoninha do Meu Sogro - (Guimarães Faria)
08- Despedida de Amor - (Juquinha)
09- Garota Bonita - (Bandeirinha - Goianinha)
10- Bebê Chorão - (Bandeirinha - Goianinha)
11- Nosso Destino - (Juquinha - Bié)
12- Despedida - (Juquinha)

Segundo LP (Vinil) gravado por Bandeirinha & Goianinha

01- Correntes da Vida - (Marrequinho - Bandeirinha)
02- Prima Bonita - (?)
03- Amor Sincero - (?)
04- Ela é demais - (?)
05- Ser Artista - (Marrequinho)
06- Natal - (Geny Linhares)
07- Através da Poesia - (Marrequinho)
08- Herói sem Medalha - (Marrequinho)
09- O Progresso - (Marrequinho - Walter Sperandio)
10- Novo Caminho - (Marrequinho - Ferreira)
11- Tarde em Lusco Fusco - (Criolo)
12- Berço de Ouro - (Geny Linhares)

BANDEIRINHA & BANDEIRITO

    Ela Ainda Pensa em Mim -(Marrequinho)
       Mato Grosso Gigante - (Vicente Dias)
       Um Presente à Mamãe - (Bandeirinha)
     Frente a Frente - (Marrequinho)
Três Dias de Angústia - (Bandeirinha)
       Anúncio - (Marrequinho)
Menina da Praça - (Bandeirinha)
Não Vivo Sem Ela - (Bandeirinha)
Garça do Araguaia - (Bandeirinha)
Coisas do Coração - (Marrequinho e Bandeirinha)
       Procurando Alguém - (Bandeirinha e Vicente Dias)
Alto da Colina - (Vicente Dias)
  
Bandeirinha formou dupla com Paulo Vinhal, que adotou o pseudônimo de Bandeirito.BANDEIRINHA & BANDEIRITO” brilharam nos palcos do cenário musical goiano por um bom espaço de tempo, após terem gravado na gravadora CHORORÓ um ótimo Lp (Vinil). Infelizmente havia muita incompatibilidade de gênio entre os integrantes da dupla, e, por isto, acabaram se separando (o que foi uma pena). Uma trajetória promissora, muitas vezes pode ser interrompida por desentendimentos pessoais, pela intransigência de um, ou, pela falta de ética profissional do outro. Eu pessoalmente não vou entrar no mérito da questão. Só posso dizer que quem mais perdeu com a separação da dupla Bandeirinha e Bandeirito” fomos nós, seus admiradores

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

. GOIANINHA   

A Goianinha, que desfruta do respeito, da amizade e da admiração de todos nós que exercemos a Arte de cantar e de compor músicas, de certa forma esteve sempre ligada ao nosso meio artístico, motivo pelo qual, no ano passado (2010) eu a convidei para gravar uma faixa no CD “MARREQUINHO – 50 ANOS DE MÚSICA”, disco que teve o apoio da Prefeitura de Goiânia, através da Secretaria Municipal da Cultura (SECULT).
Acho que, motivada pela nossa amizade que o tempo não conseguiu corromper, ela aceitou meu convite, mas, havia um pequeno problema para ser resolvido: Seu irmão e ex parceiro Bandeirinha se recusou a fazer um dueto com ela na música “Sorriso Triste” uma composição minha em parceria com o próprio Bandeirinha. Por que ele se negou a gravar uma faixa de disco com sua irmã e parceira de longa jornada pelos caminhos da Arte, eu não sei dizer. Assim, decidimos “arranjar emprestado” um parceiro que fosse condizente com o seu estilo de interpretação. Finalmente, quem se prontificou com a maior boa vontade a improvisar uma dupla com a Goianinha foi um nosso amigo em comum, nada mais nada menos do que o CREONE. Isso mesmo, CREONE, famosíssimo integrante doTRIO PARADA DURAatualmente integrante do "TRIO BRASIL" (CREONE, PARRERITO & CARLOS REZENDE)". 
Assim, a Faixa 08, do disco comemorativo dos meus cinqüenta anos de música mostra a belíssima  interpretação de uma dupla (improvisada) formada por pessoas que merecem todo o meu respeito, minha amizade,  minha admiração e a quem rendo um preito de gratidão;    
                                                    
                                                                        Vídeo Clip    
                                                           GOIANINHA & CREONE
                                                           Sorriso Triste
                                                           Composição de Marrequinho e Bandeirinha
                                                         
P.S.: Tanto a dupla Bandeirinha & Goianinha quanto a dupla Bandeirinha & Bandeirito gravaram várias músicas de minha autoria em seu respectivos discos. Mas, isto é assunto para uma próxima postagem.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Contato com Marrequinho:

E-mail:

marrequinhocompositor@hotmail.com

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

6 comentários:

  1. João Bispo Trindade6 de abril de 2012 às 19:13

    He! que saudade daqueles tempos, quando ainda era muito jovem. Era mais pro fim dos anos 60 e começo dos anos 70. esta dupla enchia os nossos corações de alegria e felicidade. Amigo Marrequinho, eu não tenho palavras para agradece-lo por esta postagem, que há muito procurava, só mesmo uma pessoa provida de sabedoria e amizade como você para atender-nos tão prontamente. Obrigado amigo e que Deus te ilumine sempre.

    ResponderExcluir
  2. A minha intenção é homenagear os pioneiros da música sertaneje goiana. Gente que fez história, enfrentado as dificuldades da época e perseverando nos seus ideais artísticos. Em breve farei postagens mostrando outros valorosos intérpretes goianos.

    ResponderExcluir
  3. PARA MIM A MÚSICA "ENDEREÇO DA FELICIDADE -TRIO PARADA DURA" É UMA DAS MELHORES DO MARREQUINHO! PARABENS PELA SUA COMPOSIÇÃO!!!...

    ResponderExcluir
  4. LIMA, CONCORDO COM VOCÊ. OBRIGADO POR PRESTIGIAR MEU BLOG COM SUA VISITA E COM SEU COMENTÁRIO. vOLTE SEMPRE. FRATERNO ABRAÇO .

    ResponderExcluir
  5. o marrequinho é uma dessas peçoas q a cada seculo,nsse uma nos fazem voltar ao passado,um passado lindo e quen viveu,obrigado por voçé traser tanta coesa boua,para nos q adimiramos tanto oseu trabalho como compositor, e a sua humildade e alto critica como cantor,voçé canta muito bem um grande abraço,e muita saude 25 01 2013

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Antonio, pelo conceito que faz do meu modesto trabalho artístico. Só um mérito eu admito q tenho: Tudo o que fiz e o que faço, é com muita dedicação e amor. Fraterno abraço, amigo.

      Excluir