domingo, 10 de junho de 2012

MARREQUINHO & SILVAN


           Marrequinho & Silvan



MARREQUINHO – O MENINO DE CAMPO FORMOSO
 Memórias de um artista sertanejo


                                     Capítulo XVIII 

                                           Marrequinho & Silvan



Em 1965 fui convidado pelo Sr. Mário Vieira, diretor da Califórnia, para gravar um LP. Na época, nem dupla eu tinha. Mas, aceitei o convite assim mesmo. Um amigo meu, colega de boemia, de pinga e de "pindaíba", cantador de primeira voz, estava procurando um rumo na vida, assim como eu. Era o Waldivino Rodrigues da Paz (Bebé), que havia vindo lá das bandas de Firminópolis (GO) e estava em Goiânia exercendo a duvidosa e pouco rentável profissão de ajudante de quem não fazia nada. E eu era um desses. Encontrei o parceiro que me convinha. O Bebé arranjou outro apelido, SILVAN, e formamos a dupla: “MARREQUINHO & SILVAN”. Começamos a ensaiar um repertório feito ás pressas, e daí a uns dois meses estávamos tomando dinheiro emprestado para irmos à São Paulo gravar o tal LP. Gravamos. Mas, além do despreparo da dupla, o repertório era bem ruinzinho. O disco foi um fiasco. Porém, nem tudo foi perdido.
                                                                     

 01) Rosa Desfolhada – Marrequinho e João A. da Silva
02) Disco Mensageiro – Marrequinho e Ubirajara Moreira
03) Luz dos Meus Olhos – Cambará e Zulico
04) Berço da Minha Infância – Marrequinho e Campeão
05) Ao Presente... Ao Passado – Marrequinho
06) Meu Tormento – Ubirajara Moreira e Parcival Moreira
07) De Mãos Postas – Marrequinho e Ubirajara Moreira
08) Boa Noite – Waldik Soriano
09) É Impossível – Marrequinho e Carlinho
10) Não Vivo Sem Ela – Adaptação: Belmiro
11) Casinha Verde – Ubirajara Moreira e Ninão
12) Alma de Artista – Marrequinho e Ubirajara  

 Desenho da Capa: Jean Pierre de Almeida
 MARREQUINHO e SILVAN
 (Com Acompanhamento do Acordeonista Zé do Prado)


 A experiência adquirida pelo Silvan permitiu que mais tarde ele gravasse bons discos. Gravou no Selo Chororó, com seu irmão, Antonio, um ótimo LP, com os pseudônimos de "CARLONE E CABRAL". Gravou com o Jailes (meu estimado amigo) um LP pela Continental com os nomes de "SALOMÃO E SILVAN". Gravou ainda, como integrante do Trio da Vitória, usando o nome de Venancin (VENÂNCIO, VENANCIN & NHOZINHO), um LP pela RCA VICTOR, no qual várias músicas se destacaram em todo o Brasil. Uma dessas músicas é do Ronaldo Adriano e chama-se "VIVENDO LONGE DO MEU BEM".
 De minha parte, as coisas estavam no mesmo pé. Fazia modas que outros gravavam, e faziam sucesso. Os intérpretes ganhavam fama e dinheiro, em apresentações circenses, nos cinemas, e em casas de diversão.  A fama eles repartiam comigo, o dinheiro, não. O jeito foi arranjar outro emprego. Fui parar numa Editora de Livros didáticos, chamada EDEC – Editora de Desenvolvimento Cultural. A Empresa pertencia a dois sócios, o Luiz e o Bellini Bianchi. Gente finíssima. Foram meus patrões e meus amigos. Ali desempenhei funções acumuladas, de motorista, entregador, cobrador e relações públicas. O Olídio Machado (Nuvem Negra) que foi meu parceiro de cantiga e ex-colega de trabalho, lá no Bazar Paulistinha, também havia ido parar lá na EDEC. Todas as semanas levávamos as equipes de vendas a uma cidade do interior, onde eram feitas vendas dos produtos da Empresa (livros didáticos), e quando o trabalho chegava ao fim naquela localidade, nós íamos buscá-las. Eram duas equipes. Uma das equipes era formada por seis marmanjos, ótimos companheiros. A outra era formada por seis elegantes senhoritas, ótimas companhias. Todas elas curtiam música sertaneja, e como o Olídio já havia feito certa propaganda do meu dossiê artístico, as "meninas" sempre convenciam os chefes a me escalarem para transportar a equipe delas. Privilégio de compositor Eu era vaidoso, e, me sentia lisonjeado por essa preferência. Procurava agradá-las, á todas, e acho que conseguia. Pelo menos era o que elas me garantiam sempre. Tudo estava indo bem, até que um dia recebi, ali, no meu trabalho, a inesperada visita de dois amigos, o Luiz Salatiel de Oliveira e o Francisco Adão Gonçalves, e, tudo começou, novamente.



https://www.youtube.com/watch?v=RTtPenlo-hY
DE MÃOS POSTAS - MARREQUIHO & SILVAN
(Marrequinho - Ubirajara Moreira)

https://www.youtube.com/watch?v=n6p7k1WeZcU
LUZ DOS MEUS OLHOS - MARREQUINHO & SILVAN
(Cambará - Zulico)

https://www.youtube.com/watch?v=MCOViszk9J0
AO PRESENTE E AO PASSADO - MARREQUINHO & SILVAN
(Marrequinho)

https://www.youtube.com/watch?v=YLoHcFf6iD4
É IMPOSSÍVEL - MARREQUINHO & SILVAN
)Marrequinho - Carlinho)

BERÇO DA ,MINHA INFÂNCIA - MARREQUINHO & SILVAN
(Marrequinho- Campeão)


    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Contato com Marrequinho:
E-mail: marrequinhocompositor@hotmail.com

Face http://www.facebook.com/franciscoricardomarrequinho#!/franciscoricardomarrequinho

Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=5919339571416433421

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário