segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A MÚSICA SERTANEJA DE GOIÁS - 7ª PARTE





Monografia-Tese para Formatura no Curso de História, pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS.






Francisco Ricardo de Souza Jr
             (Chico Jr)



7/8

7ª PARTE


                Em 1963 com 23 anos, Marrequinho que tinha fama de bom cantador e bom compositor, percebeu que precisava mais que isso para conseguir colocar dinheiro no bolso, então conseguiu um emprego no Bazar Paulistinha, que tinha como proprietário Waldomiro Bariani Ortêncio, grande promotor da música sertaneja goiana. Com o passar do tempo, Marrequinho passa a ser o homem de confiança do chefe, e foi quem passou a selecionar as duplas que iriam gravar em São Paulo. Uma espécie de “caça talentos”. (SOUZA. 2005, p. 16)

No Bazar, a gente ia por motivos óbvios. Era lá que estava o homem que tinha prestígio suficiente para mandar gravar quem ele quisesse. Waldomiro Bariani Ortêncio. Pioneiro em Goiás, na venda de discos, vitrolas e coisas do gênero, com uma rede de lojas que atendia todo o centro-oeste do Brasil. (p.35)
             
O prestígio de Bariani Ortêncio era tanto junto às gravadoras que, para baratear custos e também fazer uma experiência fora de São Paulo, foi autorizado pela Chantecler a fazer a gravação de um LP (Vinil) usando o único estúdio na época que dava condição para tal empreita. Foi usado o estúdio da Rádio São Francisco de Anápolis. No prefácio do livro Marrequinho – Uma Vida, Uma História (2005), Bariani nos relata essa história no prefácio:

Fizemos um projeto de gravar um long play (LP) com nossas seis principais duplas sertanejas, com o título de Show Sertanejo. Mas como levar tanta gente pra gravar em São Paulo para gravar? Conseguimos a permissão da gravadora Chantecler para gravar por aqui mesmo, caso existisse aparelhagem técnica com qualidade. Quem estava em condições na época, foi a Rádio São Francisco, de Anápolis. E vai o Marrequinho selecionar o pessoal e encher a Kombi do Bazar com os violeiros e seus instrumentos, todos animados, entusiasmados por terem a oportunidade de gravar suas composições. (...) E gravar um LP fora do eixo São Paulo-Rio era utopia. Todos sonhavam, mas ninguém acreditava. (SOUZA. 2005, p. 16)

Participaram deste LP os artistas: Sinval e Dalmy, Adolfinho e Urso Negro, Duo Brasília, Ferreira e Tianinha, Reizão, Zé Rezende e Zanelito, Melrinho, Belguinha e Marrequinho, Nuvem Negra, Correinha e Loló. (Ortêncio, 2005, p. 94)
Cada vez mais voltado para as composições, Marrequinho tentou dupla mais duas vezes, uma delas com Nuvem Negra – Olídio. Com o apoio de Waldomiro Bariani, a dupla durou seis meses após a gravação um compacto com quatro músicas. E com Silvan em 1965, com um LP feito às pressas, como diz Marrequinho: Mas, além do despreparo da dupla, o repertório era bem ruinzinho. O disco foi um fiasco. Decidindo nunca mais cantar: Minha interpretação, tecnicamente era boa, mas, o timbre da minha voz deixava muito a desejar (SOUZA. 2009, p.46). Suas composições estavam cada vez melhores e optou seguir sua carreira nessa direção.
Mas, em um momento inesperado, foi convidado a fazer parte do Trio Vitória, o trio sertanejo mais importante de Goiás, para substituir um integrante. Aceitou, mas acabou constatando o que já tinha percebido anteriormente: “O nosso disco foi um fiasco, era ruim mesmo. A interpretação não convencia, o repertório era fraco, os arranjos eram pobres e as condições técnicas, sofríveis”. (SOUZA. 2009, p.49). E com aquele disco fez sua despedida de intérprete da música sertaneja e passou a ser apenas: Marrequinho, o compositor.
Marrequinho nos apresenta uma importante informação, tendo vivido uma das fases de transição da música sertaneja. As grandes gravadoras iniciam o processo de alteração do estilo no inicio da década de 60.

Mas, na visão (comercial) dos Diretores e Produtores de discos, os veteranos e consagrados intérpretes da época, não apareciam com nada novo, que conseguisse ‘’sacudir’’ os discófilos e abrisse espaço para que a música de origem caipira pudesse atingir maior público, ampliar seu campo, chegar a um maior número de compradores de discos, alargar seus horizontes e conseguir o resultado que garante a permanência de qualquer Empresa, no ramo a que se dedica, ou seja: Lucratividade. A música sertaneja permaneceu em estagnação quase total, até o final da década de 50. (p. 35)

Inovações da música sertaneja foram os gêneros musicais estrangeiros que influenciaram a música sertaneja em Goiás e vieram do Paraguai (chamamé, guarânia e polca paraguaia), do Chile (cueca chilena), da Argentina (tango), de Cuba (bolero e rumba) e do México (huapango, son huasteco e a canção rancheira). (MORAIS, 1980, p. 216)
Marrequinho revela que alguns sertanejos foram duramente criticados por gravarem músicas nesses novos ritmos e por essa tentativa de inovação, mas salienta que esse momento foi muito importante para os cantores goianos. Quando representantes do gênero sertanejo, de São Paulo, estavam ficando sem recursos para criarem coisas novas e as gravadoras exigindo sucessos na praça aconteceu o que foi chamado de: Migração de Intérpretes. (p.16)
Para tanto, era necessário criar duplas que tivessem intérpretes com potencial e interpretações diferenciadas. A música sertaneja nesse momento era bem aceita e tinha mercado garantido nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, mas o apelo das gravadoras é que ela fosse mais longe e atingisse outras regiões do país.
Assim, os cantores goianos começaram a buscar a sorte em São Paulo, onde a música sertaneja já era bastante difundida. Como o setor fonográfico precisava de novidades para alavancar o cenário musical, os artistas goianos acharam campo fértil para suas interpretações, Marrequinho cita alguns cantores goianos que tiveram renome nacional fazendo dupla com cantores paulistas:  Marinheiro (dupla com Caçula), Miltinho (dupla com Tibagi), Duduca (dupla com Dalvan), a Dupla 2 Goianos – Durval e Davi, Robertinho (dupla com Léo Canhoto), Amarai (dupla com Belmonte) e ainda os cantores solos – Amado Batista e Lindomar Castilho.
Os que investiram na mudança conquistaram seu espaço e a música sertaneja conseguiu ser conhecida e ouvida por todo Brasil

Nas décadas de 50/60, a música castelhana conquistou um público considerável, no Brasil, através de intérpretes como: MIGUEL ACEVES MEJIA, LIBERTAD LA MARQUE, CUCO SANCHES, TRIO LOS PANCHOS, TRIO CRISTAL, PEDRO VARGAS e outros. Os novos valores (alguns veteranos também) souberam tirar proveito disso. Deitaram e rolaram, em cima dos cancioneiros mexicano e paraguaio, principalmente, regravando músicas que foram sucesso, lá e aqui. (p. 37)

                A quantidade de artistas sertanejos, em Goiás, era muito grande, mas os que acreditaram na possibilidade de se tornarem auto-suficientes pela viola, com exceção dos que foram buscar a sorte em São Paulo, foram poucos.  A prova disso é que uma pequena parcela de duplas e trios tiveram condições de manter um programa seu no rádio. A maioria das duplas aproveitavam as “chances” oferecidas por algumas emissoras, quase em forma de favor, os que na realidade eram os responsáveis pela audiência dos programas não tinham participantes fixos.
            E os artistas goianos que não conseguiram recursos necessários para sobrevivência pela música, tiveram oportunidades de se tornarem apresentadores de rádio;

Dizem que santo de casa não faz milagres, não concordo. E explico por que. Existem dois radialistas, dois profissionais na verdadeira acepção da palavra, dois ícones no segmento de apresentação de programas sertanejos, em Goiás, que são, na realidade, dois dos maiores exemplos de responsabilidade, competência, perseverança e dedicação pelo que fazem, há mais de meio século. E são goianos, se não são, não importa, pois os consideramos conterrâneos nossos. Estou me referindo ao "CLAUDINO DA SILVEIRA" e ao "ZÉ CASTRO" da Rádio Difusora de Goiânia e Rádio Anhanguera. (p. 59)

            Marrequinho aos 29 anos se viu desencantado com a arte, tinha conquistado a fama, mas não tinha conquistado a independência financeira, no fim conquistou um emprego de motorista, onde trabalhou por vinte anos.
Assim a música sertaneja em Goiás começou despretensiosamente com pessoas simples, desprovidas de qualquer conhecimento no assunto, que cantavam pela vontade de cantar, sem a pretensão dos grandes públicos ou dos grandes palcos. Eram duplas improvisadas, cantavam em circos, praças e parques de diversões, a platéia era sempre empolgada, pequenos públicos que gostavam de prestigiar os cantores locais. Esses cantores, na maioria das vezes irmãos, parentes ou amigos que cantavam pelo prazer de fazer música, cantar e compor suas próprias canções, angústias, desilusões amorosas, tudo era motivo para cantar ou fazer uma canção.
Com Marrequinho não foi diferente, correu atrás do seu sonho de cantar, gravou discos e contribuiu para a música sertaneja goiana através de suas composições que ganharam grandes intérpretes e gravações em grandes gravadoras.

7ª PARTE
Continua....

CONTATO COM CHICO JR: (62) 84585052
E-mail: cantorchicojunior@gmail.com

CONTATO COM MARREQUINHO:
E-mail: marrequinhocompositor@hotmail.com
 


 

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

DI PAULLO E PAULINO

 
TRAÇOS BIOGRÁFICOS 


A música entrou na vida dos mineiros Di Paullo & Paulino quase que por acaso. Para agradar o pai que tinha uma coleção de instrumentos musicais, os irmãos aprenderam a tocar seguindo a aptidão e a sensibilidade. O que começou como brincadeira foi se tornando cada vez mais profissional. Com o incentivo da família, eles começaram a se apresentar nos circos das cidades vizinhas. Aos poucos, eles foram conquistando todo o interior de Minas Gerais. O sucesso era tanto que entre 1973 e 1975, já haviam gravado 3 discos, em uma época que a música sertaneja ainda sofria discriminação. Em 1976, durante uma apresentação da qual o pai os acompanhava, ao avistarem o trem de ferro com destino a Goiânia, partiram rumo ao desconhecido. Na nova cidade, começaram a se apresentar em festas agropecuárias, exposições e programas de auditório. Após o sucesso de uma participação em um programa de radio, Di Paullo e Paulino conquistaram cadeira cativa na atração e ainda arranjaram tempo para afinar instrumentos dos músicos participantes da época. Foi aí que conheceram os irmãos Leandro & Leonardo e Zezé Di Camargo & Luciano, de quem são amigos e nutrem muita admiração até hoje. Em 1980, lançaram o quarto disco, Cama Triste, e em 1982, o quinto trabalho todo instrumental chamado Solo de Viola. Em seguida veio “É Amor” onde a música “Passarinho do Sertão” teve grande repercussão. Depois disso vieram os discos “Presente de Natal” e “Onde Anda Você”, que projetaram ainda mais a dupla no centro-norte do país. Com o tempo, Goiânia começou a ficar pequena diante do potencial de Di Paullo & Paulino. Em 1995, participaram da turnê comemorativa dos 10 anos de sucesso de Leandro e Leonardo e em 1997 fizeram uma participação especial no show de Zezé Di Camargo e Luciano em uma casa de espetáculo de São Paulo. Para se aprimorar Di Paullo e Paulino começaram a pesquisar diferentes sons, novas harmonias e arranjos. Essa pesquisa culminou no Cd “Tô Por Aí”, o mais maduro e completo da dupla. A música título do disco foi uma das mais executadas nas rádios, de norte a sul do país, conquistando fãs apaixonados que os acompanham por shows em todo o Brasil. Em 2002, os irmãos decidiram presentear aos fãs com o Cd ao vivo “Só Modão”, onde destacaram as músicas “Amor de Primavera”, “Onde Anda Você”, e as regravações “Telefone Mudo”, “Sonhei Com Você”, “Barco de Papel”, “Ainda Ontem Chorei de Saudade”, “Ilusão Perdida” dentre outras. Em 2004, a dupla lança seu décimo trabalho chamado O Coração Chora, com destaque para as músicas “O Que É Que Eu Sou Sem Você”, “Coração Chora” e “Nada Mudou”. Em 2005, a dupla dá sequencia ao projeto de recordar grandes sucessos das décadas de 70 e 80 e lança “Di Paullo e Paulino Ao Vivo”, gravado em Uberlândia, Minas Gerais. Em 2007 o álbum “Hora Certa”, lançado pela gravadora Zaid Records, mostra um repertório praticamente inédito, com canções românticas e dançantes com destaque para as faixas “A Linguaruda” (Nilton Lamas), “Um Outro Alguém”, “Tô Sabendo”, “É Segredo” e “Hora Certa”, escolhida como música de trabalho. Gravado no Atlanta Music Hall em Goiânia o primeiro DVD da dupla contou com a presença vibrante de um publico de aproximadamente 6.500 pessoas. Lançado em 2009, a gravação, além de todos os sucessos da carreira, registra uma homenagem aos pais, Sr. Luiz e Sra. Luiza, que foram os primeiros incentivadores da dupla. Conta também com a participação especial de Gino e Geno no hit “Amor de Primavera”.

Em 2011 Di Paullo e Paulino lançam o CD “Namorando Teu Sorriso”, com destaque para as musicas, “Ladrão” (c/ Part. Esp. De Leonardo) “Malu” dentre outras. 



Fonte:
Site da Dupla DI PAULLO & PAULINO
www.dipaulloepaulino.com.br


VÍDEOS


 È PONTO FINAL

 O LADRÃO


DISCOGRAFIA



Cinco Berrantes - 1973


01. Coração Magoado                 
02. Tu és minha vida                    
03. Ausente de quem eu amo                 
04. Volte querida volte               
05. Dois irmãos               
06. Falta de meu bem                 
07. Cinco Berrantes                      
08. Porque sofro assim               
09. Quanta saudade                     
10. Alma de boiadeiro                 
11. Perdi meu amor                     
12. Falsos carinhos








Som De Um Berrante -1974



01. Paixão sem fim
02. Estrada de ouro fino
03. Se um dia ela voltar
04. Guerra por amor
05. O golpe mais doido
06. Som de um berrante
07. Triste solidão
08. Meu estado de Minas
09. Morena do meu coração
10. Idade de onze anos
11. Meu amorzinho
12. Pobre sofredor

 




Realidade - 1975

01. Véu da escuridão                   
02. Sonhos naufragados                            
03. Realidade                  
04. Saudades no meu coração                 
05. Não fui correspondido                        
06. Morena dos 14 anos                             
07. Moreninha dos meus olhos                             
08. Saudade alucinante                             
09. Esperando por você                             
10. Espere Poe mim                     
11. Pedido de amor                     
12. Menina bonita




Cama Triste - 1980

01. Cama triste
02. Pedra de gelo
03. Curva do caminho
04. Vou ganhar você
05. Falência de amor
06. Canção do meu bem
07. Casa amarela
08. Magoa de carreiro
09. Dor de cotovelo
10. Suspiro na madrugada
11. Cabelos ondulados
12. Atrás dela não vou







Passarinho do Sertão - 1987

01. Passarinho Do Sertão
02. É Amor
03. Coração Redomão
04. No Alto Da Colina
05. Entrada Proibida
06. Não Precisa Mentir
07. Eu Não Sei Nadar
08. Sonhando Meu Bem Sonhando
09. Último Freguês
10. Amigo Apaixonado
11. Pai, a Luta Continua
12. O Homem







Presente de Natal - 1990
 

01. Mentira, mentira
02. Quando o dia vai embora
03. Quando voltar o passarinho
04. Sete copas
05. Marcas da madrugada
06. Quem será
07. Presente de natal
08. Louca paixão
09. Quadro da natureza
10. Anjo moreno
11. Foi bom te encontrar
12. Lambada do amor



 


Di Paullo e Paulino – Onde Anda Você


01- Onde anda você
 02- Coração de cowboy
03- Quem vai trazer de volta o amor
04- Amor de primavera
05- Venha ser feliz
06- Em duas palavras
07- El condor passa
08- Estou amando você
09- Não tenha pressa
10- Aliança
11- O lobo
12- Fruto proibido
13- Meu violão
14- Never On Sunday




Tô Por Aí  -  2000


1. Caso do Passado
2. Tô Por Aí
3. Eu Achei Bão
4. Tô Indo Embora
5. El Condor Pasa (No Céu dos Braços Teus)
6. Acordei na Madrugada
7. Quatro Tipos de Mulher
8. Tudo Passa
9. Não Desista
10. Saudade Boa de Briga
11. Cai Sereno
12. Marcas do Nosso Amor
13. Vaca Estrela, Boi Fubá
14. Amor de Primavera




 
Di Paullo e Paulino – Só Modão 2002
01- Amor de primavera
02- Telefone mudo
03- Tô por aí
04- Tempo ao tempo
05- Sonhei com você
06- Pedaço de minha vida
07- Só felicidade
08- Ilusão Perdida/Mulher, sempre mulher
09- Onde anda você
10- O beijo do adeus/Sublime renúncia/Último adeus
11- Hoje eu não posso ir
12- Eu disse não/Esta noite como lembrança
13- Barco de papel
14- Boiadeiro errante






O Coração Chora - 2003



01- O que é que eu sou sem você
02- Águas de minha saudade
03- O coração chora
04- Passarinho do sertão
05- Só você é o remédio
06- Não brinque com a paixão
07- Olha o que fez comigo
08- Cheiro de flor
09- Não põe a mão no meu chapéu
10- Nesse peito meu
11- Nada mudou
12- A resposta está no ar
13- Estou amando você
14- Caminhão na estrada, coração na ca
ma





Momentos - 2004

01. Saudade Boa De Briga
02. Tô Por Aí
03. Cai Sereno
04. Caso Do Passado
05. Barco De Papel
06. Eu Achei Bão
07. Em Duas Palavras
08. Só Felicidade

09. Não Brinque Com A Paixão
10. O Que É Que Eu Sou Sem Você (Nada, Nada, Nada)
 11. Fruto Proibido
 12. O Coração Chora
 13. Hoje Eu Não Preciso Ir
 14. O Beijo Do Adeus/ Sublime Renúncia/ O Último Adeus




      
Di Paullo e Paulino Ao Vivo -2005
01. Tô Indo Embora
02. Vivendo Longe Do Meu Bem / As Andorinhas
03. Avião Das Nove
04. Me Telefone Mais
05. Música Da Saudade / Barra Pesada
06. Como Eu Chorei
07. São Tantas Coisas
08. O Que Tem A Rosa / Cai Sereno / Tchau Amor
09. Roupa De Lua De Mel
10. O Coração Chora
11. Nada Mudou
12. Espinho Na Cama
13. O Que Eu Sou Sem Você

14. Caminhoneiro
15. Amor De Primavera




Hora Certa - 2007


01- A linguaruda
02- Um outro alguém
03- Doideira
04- Hora certa
05- Seu lugar é aqui
06- Tô sabendo
07- Máquina turbinada
08- Se você não voltar
09- A paixão me derrubou
10- Eu só queria dizer
11- É segredo
12- Miss da passarela
13- Cowboy não chora
14- Preciso desse amor






Ao Vivo Em Goiânia – 2009
01. Abertura
02. Amor de Primavera
03. Passarinho do Sertão
04. Sonhei Com Você
05. O Coração Chora
06. Tempo do Tempo/A Noite do Nosso Amor
07. Tudo Passa
08. O Que Que Eu Sou Sem Você (Nada, Nada)/Onde Anda Você
09. Telefone Mudo/Ainda Ontem Chorei de Saudade
 
10. Um Outro Alguém
11. Não Põe a Mão no Meu Chapéu/Coração de Cowboy/Peão Apaixonado                                                 12. Barco de Papel
13. Linguaruda
14. Tô Indo Embora
15. Hora Certa
16. El Condor Pasa (Instrumental)
17. Asa Branca-Moreninha Linda
18. Tô Por Ai
19. Nada Mudou
20. Amor de Primavera (Part. Especial Gino & Geno)
21. O Que Tem a Rosa/Cai Sereno/Tchau Amor/Brincando Com a Viola (Instrumental)
22. Magnificent Seven (Instrumental)
  
Namorando Teu Sorriso - 2011


01. O Ladrão (Part.Esp.: Leonardo)
02. Só O Tempo Vai Dizer
03. Namorando Teu Sorriso
04. Tem Alguém No Seu Lugar
05. Malu
06. Sem Ela Ao Meu Lado
07. Eu E A Lua
08. A Outra Metade
09. Tô Carente, Tô Sozinho
10. Sou Eu Quem Liga
11. Prazer De Fazendeiro
12. O Poeta Da Vida
13. Quem Não Veio Bobeou
14. É  Ponto Final



Contato com Di Paullo & Paulino:

9999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999
 Contato com Marrequinho
Palcomp3:http://palcomp3.com/marrequinho/

999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999